I Encontro sobre atuação da Terapia Ocupacional em instituições de longa permanência para idosos

Data: 02/10 (quinta-feira)
Local: Salão de eventos do Centro de Informática da USP Ribeirão Preto (CIRP)

O evento abordará as experiências e a atuação do terapeuta ocupacional em instituições de longa permanência para idosos, analisando o contexto e as características de diferentes modelos e debatendo os recursos terapêuticos utilizados com a população alvo. 

A discussão deste tema é importante principalmente devido ao atual panorama de envelhecimento da população brasileira e ao crescimento de espaços sociais (residenciais ou não) voltados ao idoso. 

Iniciando as atividades, a Profª Carla da Silva Santana (FMRP-USP) irá analisar os modelos de instituições de longa permanência no Brasil e no exterior, e em seguida Amanda Polin Pereira (T.O. CIR-HE) fará uma palestra sobre o uso de estímulos sensoriais como recurso terapêutico.

Na segunda etapa do encontro, Natália M. Minto Benedetti (T.O. CIR-HE) abordará o tema da intervenção da Terapia Ocupacional com foco em grupos de atendimento, e encerrando a fase de apresentações Carolina Guimarães Belchior (T.O. Casa do Vovô) apresentará seus estudos sobre ações da Terapia Ocupacional no trabalho de socialização e reinserção social na comunidade.

O Público alvo são estudantes e profissionais de terapia ocupacional e demais profissões da saúde,  assistência social e educação.







Vídeo: