Simpósio Nanotecnologia e Saúde

Data e horário: 09/12 às 9h
Local: Salão de Eventos do Centro de Informática da USP Ribeirão Preto (CIRP)
Inscrições: Clique aqui

O simpósio reunirá pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e professores de vários setores da USP, tendo como objetivo apresentar os projetos que estão sendo desenvolvidos nas Unidades de Pesquisa e debater as possibilidades e contribuições que a nanotecnologia oferece para a área da saúde.

O evento será aberto pelos Diretores das Unidades do Campus e o Vice-Presidente de Pesquisa da FIOCRUZ, Dr. Rodrigo Stabeli, que irá relatar a experiência e as perspectivas da Fundação em relação à nanotecnologia. Iniciando as palestras, o professor Cláudio Tedesco irá explicar suas pesquisas na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP).

Dando continuidade ao simpósio, a professora Maria Vitória Bentley, docente da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP-USP), irá apresentar o Centro Integrado de Nanobiotecnologia e o professor Norberto Lopes (FCFRP-USP) irá explorar as perspectivas de criação de spin-off voltadas para a área de medicamentos.

Fechando a programação da manhã, o professor Fernando Cunha, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP), irá relatar as contribuições que a Faculdade vem dando para o desenvolvimento da nanotecnologia aplicada à saúde e o pesquisador Helvécio Rocha (FIOCRUZ) irá discorrer sobre a FioNano.

No período da tarde, o professor Eduardo Cicconi (FFCLRP-USP) irá abordar as atividades em inovação tecnológica relacionadas ao Parque Tecnológico e o professor Pietro Ciancaglini (FFCLRP-USP) irá tratar dos Proteolipossomos e suas aplicações nanobiotecnológicas na saúde.

O evento contará ainda com as apresentações do pesquisador Marco Krieger (FIOCRUZ) e representantes da Fundação Hemocentro e da Agência USP de Inovação. 

Vídeo do evento