O estado da arte na aplicação da ressonância magnética eletrônica em biofísica e ciência dos materiais

Data e horário: 27/05 às 14h30
Local: Salão de eventos do Centro de Informática da USP Ribeirão Preto (CIRP)

O objetivo da conferência será abordar o desenvolvimento recente da ressonância magnética eletrônica aplicada à biofísica e ciência de materiais. O evento será coordenado pelo professor Antonio Costa, docente da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da USP Ribeirão Preto (FFLCRP) e contará com a palestra dos professores Peter Dinse, Universidade Livre de Berlim, e Thomas Prisner da Universidade de Frankfurt.

Abordando o tema pela óptica da ciência dos materiais, Dinse irá expor o processo de determinação de sinais relativos ao Vanádio utilizando a ressonância dupla eletro-nuclear (ENDOR na sigla em inglês) e também abordará a espectroscopia 2D de ressonância paramagnética eletrônica.

Prisner discorrerá, dentro da biofísica, sobre a importância da ressonância magnética eletrônica em preencher a lacuna existente entra a cristalografia de raios X e a ressonância magnética nuclear, atuando como métodos para a obtenção de informações estruturais sobre as biomoléculas com resolução atômica. O professor contemplará também as limitações e novas perspectivas deste procedimento.









Vídeo do evento: