Cândido Portinari: do Cafezal às Nações Unidas

Com o Prof. Dr. João Cândido Portinari (Projeto Portinari)

Data: 20/08/2012
Horário: 14h30
Local: Salão de Eventos do Centro de Informática de Ribeirão Preto - CIRP/USP (ver localização). 

A palestra será apresentada por João Cândido Portinari, filho de Cândido Portinari, e exibirá a trajetória artística do pintor desde sua origem no interior do Estado de São Paulo até a plenitude de seu legado de mais de 5 mil obras.

A apresentação expõe os principais temas desenvolvidos por Portinari, o povo, a vida e alma brasileira, apresentando uma visão do conjunto da obra, e atinge seu ápice nos painéis “Guerra” e “Paz”, que foram presentados pelo Brasil à Organização das Nações Unidas.


O acervo reunido faz parte do trabalho de 33 anos do Projeto Portinari, idealizado por João Cândido, que fez o levantamento, catalogação, pesquisa e disponibilização da obra e vida do pintor.


Nestes mais de 30 anos esta Palestra Multimídia percorreu todo o território brasileiro, de pequenos vilarejos de interior até as grandes capitais, assim como no exterior: EUA, França, Inglaterra, Itália, Portugal, Áustria, Noruega, México, Argentina, Rússia, entre outros.


Sobre João Cândido Portinari: Ph.D. pelo Massachusetts Institute of  Technology. Cursou Matemática no Lycée Louis-Le-Grand e a École Nationale Supérieure des Télécommunications, em  Paris. Foi um dos fundadores do Departamento de Matemática da PUC-Rio, assumindo sua chefia em 1968. É Presidente da Associação Cultural Candido Portinari e conquistou diversos prêmios pelo Catálogo Raisonné de Cândido Portinari, entre eles o Prêmio CLIO de História, Prêmio Sérgio Milliet, Prêmio Jabuti, Prêmio Rodrigo Mello Franco de Andrade. Foi também agraciado com a Ordem do Mérito Cultural, como Comendador, com a Medalha do Mérito Marechal Cordeiro de Farias, a Medalha Antônio Olinto e em 2012 foi eleito a “Personalidade do ano” pela Associação Brasileira dos Críticos de Arte.










Vídeo do Evento